27 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Violência contra Mulher - 25/04/2024

São Paulo tem alta de feminicídio e governo culpa falta de denúncia

Compartilhar:
Foto: Reprodução Google

Em março, 23 mulheres foram mortas por feminicídio em São Paulo, 5 a mais do que no mesmo mês de 2023; no trimestre, aumento foi de 16 casos

O estado de São Paulo registrou 23 mortes por feminicídio em março deste ano. São 5 óbitos a mais do que no mesmo mês de 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 25/4, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Na comparação trimestral, são 16 feminicídios a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Para o governo estadual, o principal problema para o aumento nos números é a falta de denúncia. Segundo a SSP, as vítimas ainda temem denunciar o agressor e, entre os principais motivos, estão a dependência econômica e emocional a que são submetidas.

 

A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Adriana Liporoni, explicou que as denúncias são uma das soluções mais eficazes para diminuir o índice de feminicídios, mas ainda há muita subnotificação em razão do medo. “É um silêncio que mata. Às vezes, a mulher tem medo de morrer se denunciar, mas só denunciando que conseguimos saber que existe um problema ali e agir”, disse a delegada.

 

Veja também

 

Reviravolta na justiça: Condenação de Harvey Weinstein por estupro anulada pela mais alta corte de Nova York

Mulher que foi apalpada dentro de supermercado em Manaus diz que também foi xingada pelo suspeito: 'fui agredida na minha honra'

 

 

Liporoni ainda pontuou que atualmente há uma série de providências tomadas a favor da mulher para garantir a proteção física e social e o afastamento do agressor. Em São Paulo, desde o ano passado, os agressores de mulheres podem ser monitorados com o uso de tornozeleira eletrônica ininterruptamente. Caso ele tente se aproximar da vítima, a Polícia Militar é acionada imediatamente. Desde o início do projeto, 22 homens foram detidos.

 

A denúncia é determinante para que a Polícia Civil, por meio das Delegacias de Defesa da Mulher, possa agir efetivamente e evitar casos de feminicídios.

 

Fotos: Reprodução Google

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Quem precisar efetivar uma denúncia pode acionar uma das 140 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) espalhadas pelo estado, acionar o aplicativo SP Mulher, que unifica serviços de proteção que vão desde a denúncia até o botão do pânico ou procurar uma cabine Lilás, programa criado pela Polícia Militar para acompanhar casos de violência doméstica e dar suporte às vítimas, com atendimento 24 horas.

 

Fonte: com informações do Portal Metrópoles 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.