27 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Violência contra Mulher - 23/05/2024

Ex-TV Globo revela ter sido vítima de abuso sexual na infância

Compartilhar:
Foto: Reprodução Google

Helga Nemetik contou detalhes do trauma que afetou, por muitos anos, a sua vida profissional e pessoal: ?Ataques de pânico e ansiedade?

Helga Nemetik decidiu quebrar o silêncio e expor ter sido abusada sexualmente durante a infância. A ex-TV Globo, que atuou pela última vez na emissora na novela Nos Tempos do Imperador, contou detalhes do trauma que afetou, por muitos anos, a sua vida profissional e pessoal, na peça de teatro Não conta pra ninguém, que vai estrear no dia 7 de junho, no Sesi da Avenida Paulista, em São Paulo.

 

“Fui descobrindo que esses gatilhos e traumas decorriam do abuso que sofri. E eu sempre achei que lidava bem com isso. Achava que a culpa era minha, porque é isso que acontece com as vítimas de abuso”, disse para o jornal O Globo. Helga seguiu: “Então, durante toda a minha adolescência e primeira fase adulta, aquilo ficou esquecido e adormecido porque eu achava que a culpa era minha. Depois dos 35 anos, comecei a sofrer as consequências, porque o corpo guarda as marcas dos pensamentos e das emoções”.

 

Nemetik continuou o relato lembrando que passou a ter problemas psicológicos por conta do trágico incidente, já que mantinha o episódio trancado a sete chaves. Comecei a sofrer ataques de pânico e crises de ansiedade. E aí fui entender com a terapia que isso tudo era consequência do abuso. Então, eu pensei: ‘Nunca contei para ninguém. Eu preciso contar’”, ressaltou.

 

Veja também

 

Taxas de feminicídio e estupros na Amazônia Legal são mais de 30% superiores à média nacional

Pastor do DF estuprava fiéis para "quebrar maldição"

 

 

A artista, que ainda é cantora, falou da experiência de ressignificar a dor e transformá-la em arte: “Está sendo muito gratificante e ao mesmo tempo doloroso. Porque mexer nessas feridas é uma coisa que a gente precisa ter muito cuidado. Mas falar sobre isso e contar a minha história, obviamente com um pouco de ficção, pode não curar, mas de certa forma vai fazer com que eu comece a sublimar”.

 

Helga destacou a importância de compartilhar sobre o assédio, como forma de motivar outras mulheres a darem queixas de seus agressores. “Isso também é dar voz a todos os participantes desses episódios e induzir as pessoas a denunciarem. A gente não imagina quantas mulheres próximas de nós passaram por situações como essa, porque a gente não falou sobre isso. E muitas outras não falaram. Fazer essa peça é um desabafo, uma forma de sublimação e um incentivo à denúncia”, frisou.

 

Fotos: Reprodução Google

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Helga Nemetik finalizou pontuando que quase ninguém tem coragem de falar que já sofreu algum tipo de abuso sexual. “As pessoas estão mais acostumadas a me ver cantando em programas de música, musicais e comédias. Eu adoro fazer, mas preciso mostrar que a minha arte não é só isso. Ela também é uma arte que denuncia, que tem força dramática e que usa o teatro como um instrumento político e social”, encerrou.

 

Fonte: com informações do Portal Metrópoles 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.