12 de Julho de 2025

NOTÍCIAS
Gastronomia - 03/07/2025

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

Compartilhar:
Foto: Divulgação / Idam

As agroindústrias Tradição D?Lourdes, Original e Macurany garantiram oito medalhas na 5ª ExpoQueijo Brasil 2025

Com uma produção de 3,9 mil toneladas de queijo anualmente, o Amazonas tem reconhecimento no setor de laticínios. Duas queijarias de Autazes e uma de Parintins, assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foram premiadas no concurso realizado durante a 5ª ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, em Minas Gerais.

 

Foram premiadas as queijarias Tradição D’Lourdes e Original, de Autazes, e a Leiteria Macurany, de Parintins. Juntas, as agroindústrias garantiram oito medalhas para o estado, sendo quatro de ouro, três de prata e uma de bronze.

 

Desde 2023, as agroindústrias são atendidas com as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Idam, por meio da servidora Carolina Ferrer Gonçalves, Engenheira de Alimentos da Gerência Estadual de Apoio à Agroindústria (Geag), que realiza a orientação e responsabilidade técnica das queijarias, como explica o gerente de Apoio à Agroindústria (Geag), Jarbas Breves.“No estado, as queijarias são regularizadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf), que exige o acompanhamento de um responsável técnico que atua no registro e documentação da agroindústria, controle de qualidade da matéria-prima e dos produtos, além de monitorar todo o processo de fabricação”, explicou o gerente.

 

Veja também 

 

Festival de Parintins 2025: Cachaça indígena conquista visitantes na 5ª Feira de Artesanato da Fepiam

Mudanças climáticas podem alterar o sabor do gin tônica; entenda

Premiação

 

Foto: Divulgação / Idam

 

O evento, que é uma vitrine para queijarias artesanais, abre novas possibilidades de negócios para as fabricantes locais ao reconhecer a qualidade dos produtos ofertados nos mercados nacional e internacional.

 

A Queijaria Tradição D’Lourdes recebeu Ouro nas categorias Queijo Coalho de Leite Cru, Queijo Coalho de Leite Pasteurizado, Ricota Fresca de Búfala e Queijo Coalho de Mistura de Leites. A Leiteria Macurany ficou com três pratas nas categorias Queijos de manteiga Aromatizados de Leite Cru, Queijo de Manteiga e Queijo de manteiga Mistura de Leites.A Queijaria Original recebeu o bronze na categoria Queijo Coalho de Leite Cru. Além das premiadas, a queijaria Laticínio Sabor, de Autazes, que é assistida pelo Idam, também participou do evento.

 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Essa não é a primeira vez que uma queijaria amazonense recebe um reconhecimento nacional pela qualidade de seus produtos. Em 2024, o estado conquistou três medalhas na 4ª ExpoQueijo, sendo prata para queijaria Leiteria Macurany, Queijaria Original, e bronze para a Queijaria D’Lourdes. Em 2023, a Queijaria Macurany venceu o Prêmio Ouro na Categoria Mista, Queijo Manteiga, na 3ª edição da ExpoQueijo. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2025. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.