26 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Eleições 2022 - 11/10/2022

MENTIU OUTRA VEZ: Nordeste não está sendo governado pelo PT há 20 anos, como disse Bolsonaro

Compartilhar:
Foto: Reprodução

É falso que o Nordeste está sendo governado pelo PT há 20 anos, como disse Bolsonaro em live.

É falso que os estados do Nordeste estão sendo administrados pelo PT há 20 anos, como disse o presidente Jair Bolsonaro (PL) em live, ontem, nas suas redes sociais. A Bahia e o Piauí são os estados com maior hegemonia do Partido dos Trabalhadores na região; ambos tiveram governadores petistas por 16 anos. Alagoas, Maranhão e Paraíba não apresentaram nenhum governo do PT desde, pelo menos, 1994.

 

''Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses Estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses Estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT".

 

Falso. Os estados do Nordeste não estão sendo administrados pelo PT há 20 anos. A Bahia, um dos estados em que o Partido dos Trabalhadores tem maior hegemonia da região, está sob governo petista há 16 anos -o primeiro governador do PT eleito na BA foi Jaques Wagner, em 2006.

 

Veja também

 

Lula tem 55% dos votos válidos, e Bolsonaro, 45%, aponta Ipec

Eleições 2022: boicote a pesquisas por eleitores de Bolsonaro pode distorcer resultados?

 

 

No caso do PI, o Partido dos Trabalhadores elegeu especificamente o governador petista Wellington Dias quatro vezes: em 2002, 2006, 2014 e 2018. Em 2022, foi escolhido Rafael Fonteles, também do PT. A pausa, em 2010, foi a eleição de Wilson Martins (PSB).

 

No Sergipe, o partido só administrou o estado de 2006 a 2014, com a eleição e reeleição de Marcelo Déda. No Ceará, o PT ganhou pela primeira vez em 2014 com Camilo Santana, que se reelegeu em 2018. Agora, em 2022, o petista Elmano de Freitas foi eleito para continuar a sequência no CE.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

No Rio Grande do Norte, o Partido dos Trabalhadores elegeu governador pela primeira vez em 2018, com Fátima Bezerra, que no dia 2 de outubro deste ano assegurou o cargo por mais quatro anos.

 

Alagoas, Maranhão e Paraíba não apresentaram nenhum governo do PT desde pelo menos 1994, segundo série histórica feita pelo UOL.


Fonte: Com informações do Portal UOL 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.