Mobilização promovida pelo Hospital Platão Araújo e Hemoam destaca a importância da doação voluntária de sangue
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou uma mobilização de doação de sangue na zona leste de Manaus. A ação resultou na coleta de 71 bolsas de sangue, que irão reforçar os estoques do hemocentro estadual.
A iniciativa integrou a programação da campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. Cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas, uma vez que os diferentes componentes do sangue são utilizados conforme a necessidade de cada paciente. O secretário de Estado de Saúde, Luis Alberto Saraiva, destacou que a doação de sangue é um gesto de solidariedade que fortalece toda a rede pública de saúde.
“A doação voluntária é um ato de cidadania que impacta diretamente a capacidade dos hospitais de realizar cirurgias, atender pacientes em estado grave e assegurar tratamentos de alta complexidade. O Governo do Amazonas segue investindo na ampliação das ações de conscientização e mobilização para estimular esse gesto solidário, que salva vidas todos os dias. Saúde é pra já, é pra gente”, ressaltou.
Veja também

Governo quer zerar fila de cirurgias no Amazonas até sábado
Dia Nacional do Diabetes alerta para doença que afeta 16 milhões
Foto: Deborah Ferreira / SES-AM
De acordo com o diretor do Hospital Platão Araújo, Juliano Botero, a demanda por hemocomponentes é constante na unidade.“O Platão Araújo, assim como outros hospitais da rede estadual, depende da doação de sangue para garantir a assistência aos pacientes. Agradecemos a todos os colaboradores e voluntários que participaram dessa mobilização e contribuíram com esse ato de solidariedade”, destacou. O Hospital Platão Araújo recebe, em média, 400 solicitações de bolsas de sangue por mês. Somente entre janeiro e maio deste ano, a unidade utilizou 2.721 transfusões, evidenciando a importância da manutenção dos estoques.
Como doar
Quem não participou da mobilização e deseja se tornar doador pode procurar o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada, de segunda-feira a sábado.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados pelo responsável legal e apresentem a documentação exigida. Além disso, é recomendado estar bem alimentado antes da doação.
Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.