28 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Meio Ambiente - 28/06/2026

Festival de Parintins 2026: Garantido sai na frente na disputa de reciclagem do ?Recicla, Galera? no Bumbódromo

Compartilhar:
Foto: Jamile Alves/Sema e Péricles Dias

Galera encarnada destinou 113 kg de resíduos no ecoponto da torcida perreché, na primeira noite do Festival

A galera vermelha e branca destinou corretamente a maior quantidade de resíduos para reciclagem, na primeira noite do Festival de Parintins 2026, na sexta-feira (26/06). Ao todo, a galera do Garantido destinou 113 quilos de recicláveis no ecoponto da torcida, enquanto a galera azulada conseguiu coletar 94,2 quilos.

 

O Recicla Galera é um projeto realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil, o Sebrae, a Eneva e o grupo Ambipar. O grande destaque da iniciativa é a disputa de reciclagem entre os bois, que acontece fora e dentro do Bumbódromo.

 

“Nós estamos muito felizes com a mobilização das galeras. A gente percebe que, ano após ano, o envolvimento dos torcedores se torna mais natural. Em 2022, por exemplo, as duas galeras juntas coletaram menos de 50 quilos na primeira noite. Quatro anos depois, os dois somaram 207,2 quilos”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

 

Veja também

 

El Niño: Sindarma pede redução no ICMS do diesel para enfrentar seca deste ano

Madeira irregular da Amazônia está entrando na Europa, denuncia ongB

 

 

Desde segunda-feira (22/06), as galeras estão empenhadas em realizar a reciclagem para pontuar para o seu boi, por meio das retorna machines instaladas no “Espaço Sustentável Recicla, Galera”, na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins. No local, quem recicla ainda ganha brindes exclusivos do seu boi.

 

Na sexta-feira (26/06), a disputa passou a acontecer também dentro do Bumbódromo. Na entrada das galeras, cada torcedor recebeu sacolas biodegradáveis do “Recicla” para coletar suas garrafas PET e latas de alumínio, e depositar no ecoponto do seu boi na saída das apresentações.

 

A disputa de reciclagem, tanto no Espaço Sustentável como no Bumbódromo, segue até este domingo (28/06). “Vale ressaltar que esse é o resultado apenas da primeira noite e que nada está decidido. A competição da sustentabilidade continua dentro e fora da arena. Vamos mostrar que Parintins sabe fazer um Festival que realmente valoriza e cuida da Amazônia”, frisou o secretário.

 

Premiação para o vencedor

 

Fotos: Jamile Alves/Sema e Péricles Dias

 

Na segunda-feira (29/06), os resíduos depositados nas retorna machines serão somados ao material coletado dentro do Bumbódromo por cada torcida. O boi da galera que tiver destinado a maior quantidade de materiais para a reciclagem será consagrado o Campeão Sustentável do 59º Festival de Parintins.

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

Além do título, o boi vencedor do “Recicla, Galera” leva o prêmio de R$ 20 mil – recurso que deve ser investido em materiais ou ações ambientais ou de sustentabilidade dentro da própria agremiação. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.