27 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia - 27/06/2026

Festival de Parintins 2026: Experiência de realidade virtual é destaque no estande da Semig no Turistódromo

Compartilhar:
Foto: Divulgação/Semig

Tecnologia imersiva mostra a navegação pelos rios amazônicos e a inovação da rabeta elétrica

A experiência de realidade virtual tem encantado moradores e turistas que visitam o estande da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) no 59º Festival Folclórico de Parintins. A atração integra o projeto ‘Semig Transforma Parintins’ e convida o público a embarcar em um passeio imersivo pelos rios amazônicos, apresentando, de forma interativa, a tecnologia da rabeta elétrica e seu potencial para uma navegação mais sustentável.

 

Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes vivenciam uma experiência em 360 graus que une inovação, tecnologia e conscientização ambiental. A proposta é demonstrar como soluções de energia limpa podem contribuir para o desenvolvimento da Amazônia, preservando os recursos naturais e valorizando o modo de vida das populações ribeirinhas.

 

Além da experiência imersiva, o estande conta com a exposição da rabeta elétrica em funcionamento, permitindo que o público conheça de perto a tecnologia desenvolvida para substituir os motores convencionais movidos a combustíveis fósseis por uma alternativa mais limpa, silenciosa e eficiente.

 

Veja também

 

Festival de Parintins 2026: PMAM emprega drones com tecnologia térmica e zoom de longo alcance

Festival de Parintins 2026: Saúde AM Digital garante atendimento 24 horas durante a festa

 

 

Para o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, o espaço foi pensado para aproximar as pessoas das soluções que vêm sendo desenvolvidas para o futuro da matriz energética amazônica.

 

Fotos: Divulgação/Semig

 

“A experiência em realidade virtual e a rabeta elétrica mostram que tecnologia, energia limpa e valorização da nossa cultura podem caminhar juntas. Queremos que cada visitante saia do estande entendendo que a inovação também pode transformar a navegação nos rios amazônicos e contribuir para um futuro mais sustentável para a nossa região”, destacou o secretário.

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

O estande da Semig também oferece outras experiências ao público, como um ambiente instagramável e informações sobre o projeto da rabeta elétrica, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas em incentivar soluções sustentáveis, promover inovação tecnológica e aproximar a população das políticas públicas voltadas ao setor energético. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.