Usuário de Unidade Básica de Saúde participando de ação educativa direcionada por equipe da Semsa
A alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas e acompanhamento regular de saúde têm papel essencial na prevenção e controle do diabetes. Esta e outras orientações ganham ênfase nas ações educativas que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, realizam, nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26/6, respectivamente, nas unidades básicas de toda a rede municipal, em atenção ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.
Entre esses profissionais está a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, Letícia Ferreira, que conduziu rodas de conversa e distribuiu informativos nas salas de espera da unidade, nesta quinta-feira, informando os usuários sobre causas e sintomas do diabetes, e ressaltando o papel dos comportamentos saudáveis para evitar a doença e suas complicações.
“Para prevenir o diabetes, as pessoas devem buscar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter uma dieta equilibrada. Mudar hábitos é difícil, por isso é importante que os profissionais de saúde reforcem esse tema e ajudem a conscientizar a população para essa mudança”, aponta a enfermeira.
Veja também

Avaliação diagnóstica: FCecon passa por auditoria de consultores do Ministério da Saúde

Além das medidas preventivas, Letícia destacou os serviços ofertados aos usuários das unidades da rede municipal de Atenção Primária para prevenção e diagnóstico precoce do diabetes, e para cuidado contínuo entre pessoas que convivem com a condição crônica. “Nossos serviços incluem testes para aferição de glicemia, exames e consultas médicas e de enfermagem. Na Dom Milton, ofertamos ainda o curativo de lesões diabéticas, para pessoas com essa complicação, e avaliação do pé diabético, que os pacientes devem fazer ao menos uma vez por ano”, enumera a servidora.
A agente comunitária de saúde (ACS) da USF Dom Milton, Kleiny Silva, também participou da atividade junto aos usuários e enfatizou o papel das ações de educação em saúde para a prevenção do diabetes, em especial o tipo 2. “Essas atividades são essenciais para levar conhecimento às pessoas, informando como elas podem evitar o diabetes e outras doenças, e incentivando para que elas busquem a prevenção e o autocuidado em saúde”, avalia. Uma das pessoas que participaram da roda de conversa na Dom Milton foi a autônoma Edineuza de Lima Ferreira, de 45 anos. Para ela, a ação educativa contribui para reforçar o cuidado com a saúde nas famílias e na comunidade.
“Gostei muito da apresentação, acho importante ter atividades como essa para alertar as pessoas e fazer com que elas passem a cuidar mais da saúde delas e de seus familiares”, relatou Edineuza, que cuida da saúde praticando aulas de zumba e tendo acompanhamento regular na rede de saúde. “Graças a Deus, não tenho diabetes, pressão alta, nada do tipo. Nos meus exames sempre sai tudo direitinho”, orgulha-se. Para o coordenador de segurança patrimonial, Waldir Almeida, de 50 anos, o destaque ao papel da alimentação saudável no combate ao diabetes foi um dos pontos que mais chamaram sua atenção na roda de conversa. “A alimentação é essencial, comer de forma descompensada acaba por levar ao diabetes. Eu já estive pré-diabético antes e fiz tratamento. Hoje estou afastado do trabalho, ganhei peso e vim à unidade verificar justamente como anda minha saúde”, contou.
Programação
.jpeg)
Fotos: Divulgação/Semsa
Em atenção ao Dia Nacional do Diabetes, a Semsa está intensificando as ações de educação, prevenção e promoção da saúde em unidades básicas dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da capital, Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural. Nas atividades, como palestras e rodas de conversa, os profissionais de saúde informam os usuários sobre o que é o diabetes, suas causas, sintomas e complicações mais comuns, além de destacar medidas de prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença, como praticar exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, e evitar álcool, fumo e outros hábitos nocivos. As equipes ainda oferecem orientações para autocuidado e cuidado com a condição crônica.
No Distrito Rural, a programação ocorreu na USF Rural Nossa Senhora Auxiliadora, também nesta quinta-feira, com roda de conversa sobre a importância da prevenção e da adesão ao tratamento, além da oferta de exames de lesões diabéticas entre usuários atendidos na unidade. A USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, é uma das unidades que integram a agenda no Distrito Norte da Semsa. As atividades na USF ocorrem na sexta-feira, 26/6, pela manhã, com palestra na recepção sobre o diabetes e suas complicações, alimentação saudável e outras formas de prevenção da doença. A programação educativa acontece na sexta-feira também na USF Dr. Antônio Reis, no Distrito Sul, e na USF Amazonas Palhano, no Leste, com palestras sobre prevenção, fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento adequado do diabetes, além dos cuidados diários e do uso correto de medicamentos na prevenção de complicações.
Condição
O diabetes é uma doença crônica, marcada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que transforma a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A condição faz subir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Conforme dados da pesquisa Vigitel 2025, a proporção de adultos com diabetes no Brasil é de 12,9%, ou mais de 18 milhões de pessoas. Em Manaus, dentre as pessoas com 18 anos ou mais atendidas na rede municipal de saúde, 125.674 têm diagnóstico da condição crônica, pontuando a importância das ações contínuas de prevenção, cuidado integral e monitoramento na Atenção Primária à Saúde.
Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.