19 de Junho de 2025

NOTÍCIAS
Especial Mulher - 07/03/2025

Eliane Aquino: Uma vida dedicada ao jornalismo e à comunicação

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Natural de Maceió, Alagoas, Eliane Aquino iniciou sua jornada profissional no jornalismo em 1979, consolidando-se como uma das vozes mais respeitadas da comunicação no país.

No mês de março, em que celebramos a força, a resiliência e as conquistas das mulheres, é impossível não homenagear Eliane Aquino, uma mulher cuja história se entrelaça com o jornalismo e a comunicação no Brasil. Com mais de quatro décadas de atuação na imprensa, Eliane construiu uma carreira marcada pela seriedade, pelo compromisso com a informação e pela defesa dos direitos da cidadania.

 

Natural de Maceió, Alagoas, Eliane Aquino iniciou sua jornada profissional no jornalismo em 1979, consolidando-se como uma das vozes mais respeitadas da comunicação no país. Sua formação acadêmica em Direito, concluída na Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA) em 1982, ampliou sua visão crítica e reforçou sua atuação em prol da ética e da verdade.

 

Ao longo de sua carreira, Eliane atuou em redações de jornais e rádios em diversas capitais brasileiras, levando sua expertise para veículos em Maceió, São Luís do Maranhão, Belém do Pará, Manaus, Salvador, Brasília, Goiânia e Cuiabá. Sempre à frente de desafios, ocupou cargos de destaque como repórter, editora de página, chefe de redação, editora-geral, editorialista, colunista e editora de primeira página.

 

Veja também 

 

Queremos que o Carnaval seja um lugar de respeito a todas as mulheres, diz Cida Gonçalves

Dilma 'responde bem' a tratamento por inflamação em Xangai

 

No âmbito da comunicação institucional, sua experiência e competência a levaram a ocupar posições estratégicas em órgãos públicos. Em Alagoas, foi Secretária Adjunta de Comunicação no governo de Teotonio Vilela Filho e liderou a comunicação do então governador. Também esteve à frente da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió durante a gestão de Rui Palmeira. Atualmente, segue contribuindo para o desenvolvimento da comunicação em Alagoas como Secretária de Comunicação da capital, na administração do prefeito João Henrique Caldas.

 

Eliane também desempenhou um papel fundamental na assessoria de imprensa em campanhas políticas de grande relevância nacional. Em 1989, integrou a equipe da candidatura presidencial de Mário Covas, e em 1994, colaborou com a campanha vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso. Sua expertise também foi requisitada em campanhas para governos estaduais, municipais e entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, na qual atuou como assessora por duas vezes.

 

Reconhecimento e Prêmios

 

 

 

Ao longo de sua trajetória, Eliane recebeu diversas homenagens e condecorações pelo seu trabalho jornalístico e por sua dedicação à comunicação pública. Entre os prêmios e honrarias, destacam-se:

 

• Comenda Jorge de Lima, concedida pela Prefeitura de União dos Palmares;
• Mérito em Defesa da Cidadania, reconhecimento da Rádio Progresso de Maceió;
• Comenda Nise da Silveira, uma das mais altas honrarias do governo do estado de Alagoas.

 

Essas premiações são o reflexo do impacto positivo que sua atuação teve na sociedade, consolidando seu nome como sinônimo de credibilidade e compromisso com a informação. Por trás da jornalista e gestora de comunicação de sucesso, há também a mulher que valoriza e celebra sua família. Eliane Aquino é uma avó dedicada e apaixonada pelos netos Alice (25 anos), Leandra (20 anos) e Júlio Cezar (15 anos). Para ela, a maternidade e ser avó são fontes inesgotáveis de aprendizado, amor e inspiração.

 

No mês dedicado às mulheres, celebrar a trajetória de Eliane Aquino é reconhecer o impacto de sua ousadia, compromisso e fidelidade aos princípios que regem o jornalismo ético e responsável. Sua jornada profissional é um testemunho vivo de que a comunicação pode – e deve – ser um instrumento de transformação social, sempre pautada pela verdade e pelo respeito ao público.

 

 

Fotos: Reprodução/Google

 

Maria Santana, idealizadora do Portal Mulher Amazônica e do Ela Podcast, faz questão de destacar sua admiração por Eliane Aquino, uma mulher que soube enfrentar desafios sem renunciar à ética, da coragem e da independência profissional. “Eliane é uma referência para todas nós que acreditamos na força do jornalismo comprometido com a verdade. Sua trajetória nos inspira a seguir firmes, sem ceder às pressões que tentam desviar a comunicação de sua missão essencial: informar com responsabilidade”, ressalta Maria Santana.

 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, fica o reconhecimento a Eliane Aquino e a todas as profissionais que, assim como ela, seguem rompendo barreiras, ocupando espaços e deixando marcas indeléveis na história da comunicação no Brasil. Uma homenagem a Eliane Aquino e a todas as mulheres que fazem da comunicação uma ponte para a transformação da sociedade!
 

 

Portal Mulher Amazônica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2025. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.