27 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Violência contra Mulher - 21/03/2024

Conselheira da OAB-SE que denunciou estupro por colega renuncia ao cargo: 'Profundamente decepcionada'

Compartilhar:
Foto: Reprodução/Portal Terra

Bruna Hollanda apontou que a presidente da Comissão de Direito e Defesa da Mulher foi instituída como advogada do suposto agressor

Quase um mês depois de denunciar um colega por estupro, a advogada Bruna Hollanda anunciou sua renúncia ao cargo de conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB-SE), posição que ocupava desde 2022. Em um vídeo nas redes sociais, ela afirmou estar “profundamente decepcionada e indignada”.

 

O anúncio foi feito no início desta semana. De acordo com a advogada, ela não teria recebido acolhimento da instituição e chegou a sofrer tentativas de intimidação internamente.

 

"Finalizo minha participação profundamente decepcionada e indignada com a postura desrespeitosa, falaciosa, machista e perigosamente astuta. (...) Sou mulher, sou advogada, sou mãe, fui violentada covardemente, sou vítima de estupro, fui dilacerada no corpo, na alma e socialmente (...) Continuei calada e firme aguardando o acolhimento institucional que não tive até hoje", disse Bruna. 

 

Veja também 

 

Robinho: defesa recorre ao STF para evitar prisão

Polícia Federal prende ex-servidor da Funai suspeito de ter abusado sexualmente de 20 adolescentes e mulheres indígenas

 

Ela apontou ainda que a presidente da Comissão de Direito e Defesa da Mulher, Flávia Elaine, foi instituída como representante do suposto agressor, o que ela considerou um “absurdo”. “Logo a maior e mais importante comissão, que representa várias mulheres, não pode me representar, logo eu, mulher advogada e conselheira”, destacou a advogada.

 

“Em nenhum momento foi feita uma campanha de ação institucional de apoio, preservação e acolhimento a mim e à minha família. Mesmo após o avassalador vazamento ilegal do inquérito para a mídia com exposição constrangedora de todas as provas, que incluíam fotos das minhas partes íntimas”, lamentou.

 

De acordo com a imprensa local, o caso aconteceu no fim do mês de janeiro, após um bloco pré-carnavalesco, em Aracaju. O suposto autor do crime seria um também conselheiro da OAB. 

 

 

Foto: Reprodução/Terra

 

Em uma “carta aberta”, publicada nas redes sociais na terça-feira, 19, o presidente da OAB-SE, Danniel Costa, lamentou a renúncia e disse se solidarizar com a vítima. Ao lado dele, a secretária adjunta da seccional, Clara Alerte, afirmou ter tomado todas as medidas que estavam a seu “alcance”, entre elas, o afastamento do suspeito. 

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram. 

 

“Dentro da sua esfera de competência, a OAB adotou todas as medidas que estavam ao seu alcance, inclusive com instauração de processo disciplinar e imediato afastamento do conselheiro. No entanto, nada que a ordem fez e ainda fará será capaz de cicatrizar as dores vivenciadas por nossa colega”, disse Arlete. A secretária afirma ainda que não faltará apoio psicológico e institucional e que permanece à disposição. Como o nome do suspeito não foi revelado, o Terra não conseguiu localizá-lo para que possa se manifestar.

 

Fonte: com informações do Portal Terra

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.