18 de Maio de 2024

NOTÍCIAS
Moda e Beleza - 10/02/2024

Calçado adequado no Carnaval pode evitar torções de tornozelo e pé

Compartilhar:
Foto: Reprodução/Google

As torções do tornozelo e pé causam dor ao pisar no chão, inchaço, hematomas, rompimento de ligamentos, fraturas e até luxações

O calçado adequado pode ajudar a evitar torções de tornozelo e pé, além de quedas na rua durante o Carnaval. Para isso, o folião deve escolher sapatos confortáveis com o solado firme e com textura para dificultar escorregões na folia. O ortopedista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) Wellington Farias Molina explica que é essencial se atentar ao chão, pois eventuais irregularidades na superfície facilitam a ocorrência de quedas.

 

Conhecida popularmente por torção, a entorse de tornozelo ou pé pode causar dor ao pisar no chão, luxação, inchaços, hematomas, rompimento dos ligamentos e até fraturas nos ossos da região. Estão mais vulneráveis as pessoas idosas com a estrutura muscular frágil e aqueles com deficiências ou dificuldades de locomoção. São sinais do problema: impossibilidade de colocar carga – peso - no pé machucado e dor intensa na região lateral e ou interna do tornozelo.

 

O ortopedista do Iamspe também aconselha evitar o uso de sapatos de salto alto, principalmente aqueles com mais de 5 centímetros. “Eles [os sapatos de salto alto] afetam o centro de equilíbrio do corpo e geram instabilidade. O problema é que a musculatura dos membros inferiores pode não suportar o excesso de esforço ou não ter um condicionamento físico suficiente, o que facilita a ocorrência de lesões”, complementa Wellington.

 

Veja também 

 

Esse segredo te ajudará a manter os seus lábios sempre hidratados durante os bloquinhos de carnaval

Confira 3 dicas para fazer a sua maquiagem durar mais nos blocos de Carnaval

 

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso e o uso de drogas também aumentam o risco de torções e quedas. A utilização dessas substâncias afeta a percepção sensorial e causa desatenção, fazendo com que os foliões não percebam as irregularidades e obstáculos no caminho.

 

Tania Szejnfeld Mann, ortopedista e Traumatologista especializada em tornozelo, pé e doenças do osso, chefe do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e membro do Hospital Israelita Albert Einstein, diz que no Carnaval, para cair na folia, o melhor tipo de calçado são os tênis, por vários motivos.

 

"No carnaval a gente vê um aumento de acidentes ortopédicos. As principais lesões do pé e tornozelo que a gente vê no carnaval são o entorse de tornozelo, isso porque muitas vezes têm objetos na rua, têm buracos nas calçadas, muita gente, então as pessoas não conseguem prestar atenção onde elas estão andando. A fratura do quinto metatarso e a fratura do tornozelo também são muito frequentes nessa época do ano, pelo mesmo motivo, por causa do entorde do tornozelo, que pode acabar resultando ou numa lesão de ligamento ou numa fratura de tornozelo", explica.

 

Fotos: Reprodução/Google

 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Segundo a médica, calçados fechados são mais indicados porque melhoram a absorção do impacto, então o tênis melhora a absorção do impacto e protege também de objetos cortantes como latinhas e outros objetos que estão na rua. "Então, se for sair na folia, o melhor calçado, sem dúvida nenhuma, é a meia e o tênis, porque ele vai proteger das principais lesões que acontecem nessa época do ano", recomenda.  

 

Fonte: com informações do Portal iG

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2024. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.