12 de Julho de 2025

NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas - 01/07/2025

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

Compartilhar:
Foto: Arquivo Pessoal ? Divulgação/Sedel

Diomedes Reis é o primeiro árbitro do Amazonas com certificação IJF International Referee

O árbitro amazonense Diomedes Reis conquistou a mais alta qualificação internacional da arbitragem de judô, tornando-se o primeiro profissional do estado a alcançar a categoria IJF International Referee (FIJ A), reconhecida pela Federação Internacional de Judô (IJF). A certificação foi obtida durante eventos oficiais da União Africana de Judô, em parceria com a IJF, realizados entre os dias 24 e 27 de junho, na cidade de Pretória, na África do Sul.

 

Além do Seminário Internacional de Arbitragem e Treinamento Técnico, o árbitro participou do Tshwane African Judo Open 2025, competição válida para o ranking mundial de atletas no ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

 

“É um momento de grande orgulho para o Amazonas. Essa conquista do Diomedes mostra a força do judô amazonense, e o quanto o nosso estado está avançando não só na formação de atletas, mas também de árbitros e profissionais de alto nível”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo.Para alcançar a certificação internacional, Diomedes Reis passou por um rigoroso processo seletivo, composto por três etapas eliminatórias.

 

Veja também 

 

Governo do Amazonas entrega ginásio poliesportivo revitalizado em Parintins

Atletas do 'Manaus Olímpica' conquistam medalhas no 2º Regional Norte de Badminton e vagas para o Top 16 nacional



Foto: Arquivo Pessoal – Divulgação/Sedel

 

A primeira consistiu em uma prova teórica de 60 questões, todas em inglês, com o mínimo de 70% de acertos exigidos para seguir no processo. Na sequência, o árbitro foi submetido a uma entrevista em inglês para avaliação de proficiência no idioma. A última etapa foi a prática em tatame, onde precisou demonstrar domínio técnico e condução de combates reais, aplicando as regras e avaliando as técnicas com precisão.

 

“É uma alegria imensa chegar ao topo da arbitragem mundial. É a realização de um sonho, de todo investimento feito na própria carreira. Eu agradeço a Deus e toda minha família, que sempre me deram o apoio nessa trajetória. E fazer história dentro do estado do Amazonas é uma sensação incrível. Essa é uma conquista que marca a história do Judô no estado do Amazonas”, comentou Diomedes Reis.

 

Com aprovação em todas as fases, o árbitro amazonense consolidou seu nome como referência nacional e internacional na arbitragem da modalidade. Desde 2018, Diomedes já havia feito história ao se tornar o primeiro árbitro do Amazonas com a certificação IJF Continental, e agora alcança o patamar.Trajetória

 
 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

No Brasil existem quatro níveis de categorias na arbitragem. Diomedes conquistou o Nível Nacional C, em 1999; Nacional B, em 2000; Nacional A, em 2006; Aspirante a IJF, em 2012; e alcançou a categoria IJF C (Categoria Sul-Americana), em 2017. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2025. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.