25 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Economia - 25/06/2026

Além de vendas menores, produção de ar-condicionado no PIM cai 41% até maio

Compartilhar:
Foto: Reprodução/Google

Informação foi revelada pelo presidente executivo da Eletros um dia após divulgação de queda de 17% nas vendas do produto

Carro chefe do setor eletroeletrônico em 2025, o segmento de ar-condicionados teve um novo baque, com uma queda de 41% na produção entre janeiro e maio de 2026 em comparação ao mesmo período no ano passado. A informação foi dada à reportagem pelo presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento Júnior, na terça-feira (23) durante a Eletrolar Show All Connected 2026.

 

A retração ainda não foi disponibilizada nos portais de indicadores oficiais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que repassou os dados diretamente para a Eletros. A informação pública mais recente data de abril, quando foi detectada uma queda de 36,23% na produção de ar-condicionados split e de 42,31% na de ar-condicionados de janela.


Para Jorge Júnior, que já havia informado a ocorrência de uma queda de 17% nas vendas dos aparelhos de ar-condicionado entre janeiro e maio deste ano, os fatores climático e econômico foram primordiais para o encolhimento do segmento no país, principalmente pelo inverno prolongado no Sul e Sudeste, principais consumidores do produto.

 

Veja também 

 

Festival de Parintins 2026 projeta crescimento econômico e amplia oportunidades de negócios

Feira da ADS tem edições com programação em diversos pontos de Manaus



 

“As temperaturas estão muito baixas. São Paulo experimentando de seis a nove graus pela manhã. Há dois anos atrás, o inverno, que era nessa mesma época, estava com 30 graus. Então, nós estamos experimentando uma situação onde a temperatura mais baixa faz com que a população não procure o ar-condicionado e acaba tendo esse efeito de retração”, disse.

 

Embora se tenha uma expectativa em torno do fenômeno El Niño, a Eletros não deposita totalmente suas esperanças no evento devido ao fato de ele provocar chuva e frio nos polos consumidores do Sul e do Sudeste, enquanto esquenta e provoca seca na região Norte. Questionado se o entrave com os compressores no ano passado teria influenciado no resultado negativo, Jorge Júnior negou a possibilidade, já que o governo federal adequou o Processo Produtivo Básico (PPB) a tempo. A empresa Tecumseh é a única fabricante dos compressores utilizados na indústria nacional e a alta demanda em 2025 gerou gargalos na produção.

 

“No ano passado, nós compramos mais ou menos 500 mil unidades de compressor. Este ano, nós compramos também 500 mil mesmo com uma produção menor porque o PBB prioriza e valoriza o compressor. Na pontuação, se eu comprar o compressor em detrimento a outros insumos, eu atendo a política mais rápido, então é muito melhor eu continuar comprando”, explicou. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) atendeu a um pleito da Eletros e de outras entidades industriais para restringir a aquisição de compressores à capacidade de atendimento da empresa fornecedora, no caso a Tecumseh, e não na capacidade de produção das fabricantes de ar-condicionado.

 

PIM na Eletrolar

 

Fotos: Reprodução/Google

 

O presidente executivo da Eletros afirmou que vem articulando junto à organização da Eletrolar para a criação de um espaço voltado aos consumidores, de forma que mais empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) se interessem em participar do evento. A feira estabelece uma relação entre a indústria e o varejo, mas ainda não abriu espaço para os consumidores externos. “Eu acho que algumas empresas já tem a sua estrutura de relação com o varejo, mas gostariam de mostrar suas inovações tecnológicas para o consumidor. Então, a gente está tentando construir, porque havendo essa flexibilidade, mais empresas vão participar”, disse.

 

Questionado sobre a possibilidade de mais empresas do PIM participarem da feira, o presidente do Grupo Eletrolar, Carlos Clur, afirmou que a organização está trabalhando com um projeto junto à Suframa para instalar um espaço voltado à indústria de componentes, que constituem uma boa parte das fábricas instaladas nos distritos industriais de Manaus. “Estamos criando um espaço chamado Máquinas e Componentes, uma área de desenvolvimento para poder criar melhor eficiência na fábrica, para poder achar diferentes fornecedores e também para as fábricas que querem se instalar no país e possam conhecer os benefícios que tem o polo industrial da Zona Franca de Manaus”, ressaltou.

 
Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

A Eletrolar Show All Connected 2026 começou nessa segunda-feira (22) no Distrito Anhembi, localizado no bairro Santana, zona Norte de São Paulo, e segue até quinta-feira (25). O evento conta com a participação de uma comitiva da Suframa, liderada pelo superintendente Leopoldo Montenegro, além de várias empresas instaladas no PIM que vieram apresentar suas produções e novos itens que deverão chegar ao mercado em breve. A reportagem viajou a convite para cobertura do evento. 

 

Fonte: com informações Acrítica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.