11 de Novembro de 2025

NOTÍCIAS
Política - 16/10/2025

'Não pintou química, pintou uma petroquímica', diz Lula sobre Trump ao revelar conversa marcada para esta quinta-feira

Compartilhar:
Foto: AFP/Arquivos

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou aos EUA esta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quarta-feira, 15, que Brasil e Estados Unidos terão uma conversa de negociação nesta quinta-feira,16/10.

 

Lula afirmou, em discurso durante cerimônia do Dia do Professor no Rio de Janeiro, que na conversa por telefone que teve recentemente com o presidente dos EUA, Donald Trump, “não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, referindo-se à fala do líder norte-americano durante discurso na Assembleia-Geral da ONU, quando Trump disse que teve uma química excelente com o brasileiro durante breve encontro entre ambos nos bastidores do evento.

 

“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação (entre Brasil e EUA)”, afirmou Lula em seu discurso, sem entrar em detalhes. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou aos EUA esta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que foi designado por Trump para representar os EUA nas negociações com o Brasil.


Veja também

 

GOVERNO AUTORIZA CONTRATAR 6,7 MIL PROFESSORES E TÉCNICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

MORAES MANTÉM PRISÃO DOMICILIAR DE BOLSONARO E APONTA RISCO DE FUGA

 

 

Vieira e Rubio conversaram por telefone na semana passada, quando acertaram uma reunião presencial em Washington para tratar das tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

 

Uma fonte com conhecimento do assunto confirmou à Reuters, sob condição de anonimato, que o encontro entre Vieira e Rubio está marcado para quinta-feira. O chanceler estava nesta quarta em reuniões com técnicos do governo brasileiro em Washington para se preparar para o encontro, acrescentou a fonte.

 

 

Trump anunciou recentemente uma tarifa de 50% sobre a exportação de vários produtos brasileiros aos EUA, citando entre os motivos o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Trump classificou o processo contra Bolsonaro como “caça às bruxas”.

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

 Fotos: Reprodução/Google

 

Ao comentar a conversa telefônica que teve com Trump, Lula disse que não foi mencionado o processo contra Bolsonaro, apenas questões da pauta econômica entre os dois países.


Fonte: Com informações IstoÉ Dinheiro 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2025. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.