23 de Junho de 2026

NOTÍCIAS
Política - 12/04/2026

Educação, saúde, alimentos e direitos das mulheres, no foco do Governo do Brasil

Compartilhar:
Foto: Montagem/Agência Gov

Também nesta semana, em comemoração ao Dia do Jornalista, foi criado um protocolo nacional para investigação de crimes contra os profissionais da imprensa e comunicadores

Educação e saúde foram centro das ações do Governo do Brasil nesta semana. Na capital paulista, o presidente Lula inaugurou o Centro de Ensino do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP. Durante o evento foi formalizada a adesão do INCOR ao programa Mais Médicos Especialistas, que diminui o tempo de espera por atendimento no SUS. Também foi anunciado investimento de R$ 41 milhões de reais no Instituto, o maior da história.

 

Em se tratando de saúde, o Estado tem a obrigação de garantir a todos a mesma oportunidade. Quem tem dinheiro paga quanto quiser, vai para outro lugar se tratar, faz plano de saúde. Quem não tem é o Estado que tem que tratar. Esse é o papel do governo, seja ele municipal ou estadual", disse Lula durante a inauguração.

 

Já em Em Santo André, o presidente Lula visitou a Universidade Federal do ABC, onde foram inaugurados dois blocos da unidade Tamanduatehy. O investimento foi de mais de R$ 155 milhões do Governo Federal e vai apoiar a formação de mais de 3 mil estudantes de engenharia da universidade. Em Sorocaba, o presidente Lula inaugurou novas instalações do Instituto Federal de São Paulo, que consolida a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na região.

 

Veja também

 

TSE deve publicar acórdão sobre cassação de Castro na segunda-feira

Ministro Edson Fachin ameniza choque no Supremo Tribunal Federal

 

 

Também nesta semana, o presidente Lula sancionou um conjunto de projetos de lei que ampliam a rede de proteção às mulheres brasileiras. As medidas tratam da monitoração eletrônica de agressores em casos de violência doméstica, da tipificação do crime de violência vicária e da criação do Dia Nacional de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres Indígenas.

 

Eu me sinto honrado de poder sancionar todas essas leis, que há um tempo atrás pareciam algo das minorias”, afirmou o presidente Lula. Um dos projetos sancionados é o PL 2.942/2024, que altera a Lei Maria da Penha para estabelecer a monitoração eletrônica de agressores como medida protetiva autônoma em casos de violência doméstica. E para garantir a humanização e a proteção dos direitos da mulher grávida, o presidente Lula sancionou uma lei que reconhece a profissão de Doula. Essas profissionais oferecem suporte emocional e físico às gestantes.

 

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado na última terça-feira (7/4), o Governo do Brasil criou um protocolo nacional para investigação de crimes contra os profissionais da imprensa e comunicadores. "A violência contra jornalistas e comunicadores não será tratada como algo periférico à democracia. O direito de informar e o direito de ser informado merecem proteção efetiva. Este protocolo representa isso. Proteger quem informa é, em última instância, proteger o coração da nossa democracia”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César.

 

Fotos: Montagem/Agência Gov

 

Ainda nesta semana, foi lançada a Campanha Lava-Pés, para prevenir complicações ligadas ao diabetes, que podem levar à amputação de membros. Uma iniciativa que reforça cuidados e medidas de prevenção, e lembra que atitudes simples podem fazer a diferença. Começaram os atendimentos da primeira carreta de exames de imagem, do programa Agora Tem Especialistas, para a população do Distrito Federal. A unidade móvel oferece tomografias para agilizar diagnósticos e reduzir a espera por procedimentos no SUS. Ao todo, são mais de 60 veículos percorrendo todo o País.

 

Curtiu? Siga o Portal Mulher Amazônica no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.
 

O Programa Gás do Povo atende, em abril, cerca de 15 milhões de lares em todos os municípios brasileiros, com um aporte de mais de R$ 1,5 bilhão do Governo do Brasil. Neste ciclo de liberação, a CAIXA disponibiliza o vale-recarga para cerca de 206 mil famílias, que poderão retirar o gás de cozinha (GLP) diretamente nas revendas credenciadas. E o Brasil segue avançando no combate à fome, e alcançou o menor patamar de crianças e adolescentes que enfrentam a insegurança alimentar grave. Cerca de 700 mil menores brasileiros, entre zero e 17 anos, deixaram essa condição entre 2023 e 2024.

 

Fonte: com informações da Agência Gov 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

LEIA MAIS
Fique atualizada
Cadastre-se e receba as últimas notícias da Mulher Amazônica

Copyright © 2021-2026. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.