Cena fez parte da encenação da lenda Tapyra?yawara, figura mítica da floresta amazônica
A ex-BBB e cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, se transformou em uma onça durante sua evolução na primeira noite do Festival de Parintins, realizada na sexta-feira, 27.
A cena fez parte da encenação da lenda indígena Tapyra'yawara, figura mítica presente nas cosmologias de diversos povos originários da Amazônia.A personagem representa não apenas um ser mitológico, mas também uma entidade espiritual de grande poder e influência.
Segundo o Boi Garantido, o nome “Tapyra’yawara” vem do Tupi: “tapir”, que significa anta, e “-iauara”, onça — formando uma criatura que reúne as características simbólicas desses dois animais da floresta.
Veja também
O Festival
A 58ª edição do Festival de Parintins acontece neste fim de semana e coloca em disputa os bois Caprichoso e Garantido, em um dos maiores eventos culturais do Brasil. A cidade, localizada em uma ilha no Rio Amazonas, na divisa entre Amazonas e Pará, se transforma durante o festival: azul e vermelho tomam as ruas, as casas e o coração do povo.
Neste ano, o Caprichoso apresenta o tema “É tempo de retomada”, exaltando a força dos povos da floresta. Já o Garantido defende o tema “Boi do povo, boi do povão”, celebrando suas raízes populares.As apresentações acontecem no Bumbódromo, com alegorias, toadas e encenações que celebram a cultura amazônica. Enquanto o Caprichoso busca o tetracampeonato, o Garantido quer voltar a vencer e conquistar seu 33º título.
A apuração ocorre na segunda-feira, 30, quando será conhecido o grande campeão do festival. Ao todo, 21 itens — uma espécie de quesitos — serão avaliados por dez jurados.
Fonte: com informações Portal G1
Copyright © 2021-2025. Mulher Amazônica - Todos os direitos reservados.